Contato 11 4121-7792 | 97091-7988 R. José Versolato 111, sala 1122- SBC - SP
Horários: Seg - Sex: 8:00am - 6:00pm
Close
Contato 11 4121-7792 | 97091-7988 contato@bucomfacial.com.br

A grande maioria dos casos de Disfunção de ATM são tratados sem cirurgia ou com o chamado tratamento clínico. Acontece porem, que em alguns casos, a ATM pode apresentar alterações da estrutura interna (anatomia) que inviabiliza a reversão completa dos sintomas relatados pelo paciente ou a manutenção do resultado obtido no médio a longo prazo. Nesses casos, temos alternativas de tratamento cirúrgico para devolver para ATM a estrutura (anatomia) mais adequada e proporcionar um maior conforto ou estabilidade ao tratamento.

Basicamente existem três tipos de cirurgia de ATM:
– cirurgia por via fechada ou artroscopia
– cirurgia por via aberta
– reconstrução total com prótese de ATM

Cada técnica possui sua indicação conforme a avaliação minuciosa realizada ao paciente e aos exames complementares. Contamos com grande experiência nas diferentes técnicas e hoje procuramos ser o menos invasivo possível sempre buscando o bem estar do paciente.

– Cirurgia por via fechada ou artroscopia
Consiste na introdução de uma câmera (artroscópico) de pequeno diâmetro que permite fazer diagnóstico mais preciso através da inspeção visual das estruturas internas da articulação. Podemos também realizar biopsia (coleta e exame) dos tecidos, aplicar substâncias conforme indicação e ainda realizar remoção de adesões (fibroses), manobra de redução do disco (cartilagem de ATM) e sutura do mesmo.

– Cirurgia por via aberta
Consiste na abertura de ATM via incisão próxima ao ouvido (totalmente estética), para procedimentos que necessitam um acesso mais amplo de ATM. Utilizado em casos mais avançados de Disfunção de ATM.

– Reconstrução Total com Prótese de ATM Consiste na substituição da estruturas que compõe a ATM por material artificial. Existe hoje uma grande evolução desses materiais, podendo ser realizada prótese do tamanho exato para cada paciente de acordo com as medidas extraídas pela Tomografias Computadorizadas e software de última geração.